Objetivo: Inventar situações problema a partir de operações dadas e identificar as ideias (relacionadas às operações) em cada uma das situações.
Material necessário: Cartelas (uma por grupo)
Desenvolvimento: Dividir a classe em 6 grupos. Cada grupo deve criar três situações problema envolvendo as operações indicadas numa cartela que receberão.
Grupo A:
a) +
b) + -
c) x ÷ -
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Grupo B:
a) –
b) x ÷
c) + ÷ -
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Grupo C:
a) x
b) - ÷
c) + x -
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Grupo D:
a) ÷
b) + ÷
c) + x ÷
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Grupo E:
a) +
b) x -
c) x - x
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Grupo F:
a) –
b) x ÷
c) ÷ + ÷
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Ao encerrarem suas tarefas, os grupos trocarão as situações problema criadas entre si para que sejam resolvidas.
Depois de um tempo, as soluções dos problemas são apresentadas e os grupos que as propuseram comentam se eram essas as respostas esperadas. Finalizar a atividade pedindo à classe que associe as idéias presentes em cada uma das situações problema.
JUNTAR - TIRAR - COMPLETAR - COMPARAR - JUNTAR PARCELAS IGUAIS - REPARTIR - MEDIR - OUTRAS
6º ano C - 2013 |
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6º ano C - 2013
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Referência: SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Experiências Matemáticas: 5ª série, 1996. Atividade3: As operações com naturais: Os algoritmos pág. 37.
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