Objetivos: Compreender o uso da calculadora nas operações matemáticas, decomposição numérica e uso das operações inversas na descoberta de números desconhecidos.
Material necessário: Calculadora e situações problemas.
Desenvolvimento: Solicite aos alunos que tragam para a classe calculadora simples. Trabalhando individulamente ou em grupos, os alunos vão discutir o funcionamento da calculadora, identificando a função de cada tecla, o armaznamento de informações (memória), etc.
Depois eles serão desafiados a:
1) Fazer aparecer no visor da calculadora um certo número (5680, por exemplo), sem teclar o número diretamente, mas usando:
a) uma adição;
b) uma subtração;
c) uma multiplicação;
d) uma divisão.
2) Fazer aparecer no visor da calcuadora, números determinados, usando para isso, apenas as teclas 1 e 0, e as das operações. Por exemplo:
2034 = 1000 + 1000 + 10 + 10 + 10 + 1 + 1 + 1 + 1
3,21 = 1 + 1 + 1 + 0,10 + 0,10 + 0,01
3) Usar a memória da claculadora para escrever:
3245 = (2x1000) + (3x100) + (4x10) + 5
4) No visor aparece, por exemplo, 374309. Como substituir esse número por 324309, sem apagar o primeiro?
Outras substituições:
4078009 por 4098009
4078009 por 4078039
403,7 por 540,63
5) Sem usar a tecla ÷ da calculadora, encontrar o quociente e o resto da divisão 67563 por 243
6) Efetuando apenas subtrações obter o quociente e o resto da divisão de 122 por 14.
Referência: SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Experiências Matemáticas: 5ª série. São Paulo: SEE/CENP, 1996. Atividade 3: As operações com Naturais: Os algoritmos, p. 37.
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