terça-feira, 21 de maio de 2013

MATEMÁTICA NECESSÁRIA: ORÇAMENTOS




Objetivos: Saber utilizar as operações aritméticas em um projeto que envolve cálculos.

Material Necessário: Propostas de orçamentos.

Desenvolvimento: Divida a classe em 6 grupos, propondo a cada 2 grupos o desenvolvimento dos seguintes projetos, tendo uma data próspera para a apresentação.



GRUPOS A e D: Suponha que sua classe vai fazer uma excrusão. Seu grupo vai ser responsável pela organização da excursão e deverá levantar preços de ônibus, de ingressos (se for o caso), de lanches, etc. Façam cartazes para apresentar à classe o projeto idealizado.



6º ano B




6º ano B 












GRUPOS B e E: Suponha que sua classe vai fazer uma festa para comemorar o aniversário da professora de Matemática. Seu grupo vai ser o responsável pela organização da festa e deverá fazer uma lista de compras, de quanto deverá ser a contribuição de cada aluno. Façam cartazes para apresentar à classe o projeto idealizado.


6º ano A
6º ano A



6º ano A
GRUPOS C e F: Suponha que seua classe vai organizar uma pequena biblioteca de uso coletivo. Seu grupo vai ser o responsável pela organização da biblioteca e deverá fazer o levantamento de preços dos livros que deverão compor a biblioteca e um cronograma de utilização dos livros pela classe. Façam cartazes para apresentar à classe o projeto idealizado. 

6 º ano B
6º ano B


6 º ano B













6º ano B
















Destacar para a classe, a importância dos cálculos e a presença deles no nosso cotidiano.
Será possível, também, identificar eventuais dificuldades da classe para a realização de determinadas operações e, em função delas, organizar atividades para trabalhá-las, especificadamente.
 
Referência: SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Experiências Matemáticas: 5ª série. São Paulo: SEE/CENP, 1996. Atividade 3: As operações com Naturais: Os algoritmos, p. 37.

Nenhum comentário:

Postar um comentário